O texto a práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico
no século XX aborda a necessidade de interação da escola com as novas tecnologias .
A autora diz que a escola esta fechada a um modelo formalista e que não se mostra preocupada com a realidade do aluno fora dela.Porem essa realidade tem estado cada dia mais presente na escola pois não é possível separar a vida social do aluno da vida escolar, e a escola deve estar pronta para educar usando essa realidade.
Quanto ao professor é de extrema importância que esteja a par das novidades e do que os alunos estão inseridos.Uma vez o professor envolvido ele pode adaptar sua proposta pedagógica de acordo com a necessidade dos alunos.É preciso ir alem e acabar com o professor detentor de conhecimento e aluno como receptor, e formar educador/educando e educando/educador essa troca de conhecimento completa o professor e o aluno já que experiências extra classe são muito bem vindas e não so podem como devem ser englobadas ao conhecimento cientifico.
É preciso uma mudança na escola para que o novo seja inserido .As tecnologias precisam ser inseridas na escola atual como beneficiadora, pois ela proporciona mudanças nos mais diversos campos do conhecimento.É necessário a quebra do preconceito e do tradicionalismo, as tecnologias incorporadas a escola podem proporcionar novas visões de mundo e de realidade que a mera transmissão de conteúdos abstratos não pode.
Comentário do texto:
BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologias e novas educações. Salvador : EDUFBA, 2005. p. 70-81 .
Bom gente esta ai o que eu acho a respeito das novas tecnologias.