segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX .

O texto  a práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico
no século XX   aborda a necessidade de interação da escola com as novas tecnologias .
A autora diz que a escola esta fechada a um modelo formalista e que não se mostra preocupada com a realidade do aluno fora dela.Porem essa realidade tem  estado cada dia mais presente na escola pois não é possível separar a vida social do aluno da vida escolar, e a escola deve estar pronta para educar usando essa realidade.
Quanto ao professor é de  extrema importância que esteja a par das novidades e do que os alunos estão inseridos.Uma vez o professor envolvido ele pode adaptar sua proposta pedagógica de acordo com a necessidade dos alunos.É preciso ir alem e acabar com o professor detentor de conhecimento e aluno como receptor, e formar educador/educando e educando/educador  essa troca de conhecimento  completa o professor e o aluno já que experiências extra classe são muito bem vindas e não so podem como devem ser englobadas ao conhecimento cientifico.
 É preciso uma mudança  na escola para que  o novo seja inserido .As tecnologias precisam ser inseridas na escola atual como  beneficiadora, pois ela proporciona mudanças nos mais diversos campos do conhecimento.É necessário a quebra do preconceito e do tradicionalismo, as tecnologias incorporadas a escola podem proporcionar novas visões de mundo e de realidade que a mera transmissão de conteúdos abstratos  não pode.


Comentário do texto:
 BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologias e novas educações. Salvador : EDUFBA, 2005. p. 70-81 .

Bom gente esta ai o que eu acho a respeito das novas tecnologias.

7 comentários:

  1. Se tudo fosse assim mesmo, seria maravilhoso, mas infelizmente não é bem assim que funciona, nas escolas ainda existe o método de ensino autoritário, ultrapassado.Já nas Universidades podemos encontrar métodos mas propicio à pratica do lecionar envolvendo tecnologias que já estão próximos de todos ficando assim mas fácil o aprendizado, porque então não usar o mesmo método nas escolas?

    ResponderExcluir
  2. Não concordo amor ate as universidades ainda estão um tanto autoritárias e a autonomia do aluno não existe em alguns momentos.Com relação as tecnologias estão sendo inseridas aos poucos,porem ja é uma mudança considerável!O que falta é investimento por parte do governo para melhorar essa interação!

    ResponderExcluir
  3. Não concordo não Paixão, nas universidades tanto na qual eu estudo ou em outra na qual conheço alguem que estuda, sempre vejo falar que existe uma interação muito alta entre os alunos e os professores, as suas tecnologias são de boa qualidade, salve algumas como as publicas por exemplo que já é um problema maior ainda, do que a falta de tecnologia ou não, e sim quem governa as mesmas, talvez o problema não seja a maneira de ensinar dos professores e sim como ensinar com a falta de material no caso dessas faculdades, como ocorre nas escolas. Mas em geral as faculdades tem um material bom nas mãos dos professores, se os professores não utilizam deles ai o problema é direto dos professores.
    Claro que sem esquecer do ditado maior do ensino: "quem faz a escola é o aluno"

    ResponderExcluir
  4. é de certa forma concordo com você.Mais com relação a interação aluno/professor discordo encontrei alguns professores que não da autonomia ao aluno é como ele quer e acabou, fazíamos as coisa por medo e não por interesse.Assim como encontrei professores que nos deixava livre para criar ,para estudar...E isso era empolgante pois discutíamos sobre os assuntos com vontade não so para ganhar por nota!

    ResponderExcluir
  5. Ta certo amor, concordo com você nesse caso de alguns professores serem assim, mas quando falei anteriormente, me referia de um modo geral aos professores em faculdades, claro que vamos encontrar professores a "moda antiga", mas eles também são importantes, é através deles que sabemos quem são os bons!

    ResponderExcluir
  6. Agora eu concordo.Acho os professores tradicionais importantes ate por que com essa diversidade de professores é que escolheremos o tipo de professor que queremos ser..

    ResponderExcluir
  7. uaahuauhauhuhaa

    No caso de vocês que estudam para isso!!

    ResponderExcluir